6 de agosto de 2011

A grande aventura!

Parámos na cidade de Xi’an a caminho do sul interior da China. Encontramo-nos no centro geográfico da China, uma cidade de 4 milhões na sua maioria muçulmanos. Aqui perto várias atracções turísticas podem ser visitadas. A maioria dos habitantes de Xi’an, dedica-se a produzir algo que lhes dê o seu ganha pão e assim seguem a sua vida. Muitos vendedores por conta própria se veem na base de cada prédio, cabeleireiros, massagens, milhares de restaurantes, vendedores de fruta, de legumes, de carne, de utilidades, de tabaco, enfim… de tudo um pouco! Tudo é negócio nesta China crescente, sendo nós a principal presa para todo o tipo de vendedores, transportadores ou simplesmente amigos do acaso. Também na China de hoje o dinheiro manda e faz as pessoas.


Nós optámos por ir ver os Guerreiros de Terrracota e subir ao Hua Shan, qualquer um destes lugares já tomado pela febre do negócio, da segurança e das multidões. Qualquer um deles, também, impressionante pelo que representam e pelo que são. Um exército de guerreiros construído numa cidade subterrânea imensa de modo a proteger o imperador após sua morte.S1050027 Uma montanha imensa, escarpada de branco e verde onde templos foram erguidos e uma aventura nos esperava. Os dias de Xi’an resumiram-se a um passeio no interior das muralhas da cidade, uma ida aos Guerreiros e outra à montanha Hua. Dos guerreiros trouxemos a consciência do que a loucura de um imperador pode “construir”. Depois de uma hora de autocarro para fora da cidade, chegámos a uma pequena vila feita de vendedores à entrada do espaço fechado onde se encontravam os guerreiros e respectivo museu. Claro que somente após passar por toda a segurança pudemos andar livremente por entre edifícios. Um deles é um museu sobre a arqueologia chinesa, sobre a descoberta do império Terracota e explicação do mesmo. Outros 3 edifícios são as escavações em si, guerreiros, cavalos e alguns restos do IMG_5829que seria a cidade encontram-se preservados dentro de portas e no chão escavados. Inevitavelmente, muita gente neste espaço, muita confusão e pouco tempo e proximidade para poder sentir a história convenientemente. Quanto a Hua Shan (montanha), uma outra história. Á partida seria apenas uma bela montanha repleta de templos de oração Taoista, uma das mais S1050020importantes em todo o mundo. Pelas paisagens que sabíamos existir e pelo passeio que seria, encontrávamo-nos já receptivos à viagem. Ao encontrar um outro João que nos falou na grande aventura que nos esperaria a caminho de um dos picos, eu e o outro, com as vertigens que temos, decidimos que seria um tira-teimas! Assim, arrancámos às 7h de Xi’an, andámos de autocarro 2 horas e por fim chegámos ao sopé da grande Hua. Esperámos pouco mais que uma hora pelo teleférico e lá subimos até meio caminho rumo à nossa aventura. A partir daí fomos subindo a pé pelos vários caminhos já preparados para os turistas, infelizmente o nevoeiro não nos permitiu usufruir das belas vistas mas não desistimos do objectivo. E que objectivo, para dois rapazes com vertigens as imagens que se seguem comprovam o que qualquer um deles sempre achou impossível, a 2000 metros de altitude!


IMG_5916IMG_5955P8031117P8031168S1060009S1060010


P8031165






P8031158

7 comentários:

  1. poça!!!!(msm assim tiveram sorte...se n estivesse nevoeiro podia ser pior, e assustavam-se mesmo com a altura a que estavam)

    Marta Freitas

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com o coração pequenininho!!!! Imagino que vocês tenham ficado com outras partes do corpo...

    ResponderEliminar
  3. Pura adrenalina ... mas o que eu gostava mesmo de ver é o tal império terracota!! Foram várias os "loucos" que construíram coisas únicas e imortais.
    bjs da madrinha

    ResponderEliminar
  4. a tua aventura deu comc resultado uma insónia até as 2 da manhã pensando em ti e num menino de 7 ou 8 anos que não foi capaz de atravessar a ponte D. Luis nem pela mão da avó. Beijinhos e vai aproveitando com cuidado

    ResponderEliminar
  5. Brutal!!! Não sei se era capaz! Isso mete medo!

    Abraço aos dois! Boa continuação!

    José Eduardo Real

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente impressionante, admiro-vos! Sem duvida que está a ser a viagem de uma vida, que bom poderem partilhar os dois e com o resto do mundo que vos segue. Muito obrigado pelo postal, grande beijo, afilhado Fred,Rita,Nuno e..

    ResponderEliminar