8 de julho de 2011

Mais uma viagem... seguida de outra.

Mais uma vez estamos num comboio que ruma cada vez mais profundamente numa Rússia abandonada. Uma Rússia em nada comparável aquela que descobrimos nas grandes cidades. Aqui descobrimos o que se descobre em cada pequeno mundo presente no nosso. Uma amizade, partilha e tentativa de compreensão cada vez maior. Éramos 11! Uma avó e neta, dois amigos, um casal, mais uma rapariga, nós e os vizinhos. Entre línguas e gestos diversos nos entendemos. Continuamos na 3ª classe dos comboios russos, nada de novo tirando os lugares. Descobrimos os seus nomes, destinos e ocupações. O espanto é geral ao saber que o serviço militar em Portugal é voluntário. Com igual espanto, observam-nos e tentam compreender as nossas ambições, motivações e objectivos. Continuamos a ser animais de zoo mas queridos e aceites por esta gente simples e solidária.
Vamos até Ulan Ude. Serão mais umas 6 horas de IMG_4063comboio.
Chegando a Ulan ude pelas 7h da manhã, deparamo-nos com uma cidade a acordar, pequena e fugaz foi a nossa passagem por lá. Depois de uma pequena volta em busca de rumo, tomámos um pequeno almoço no jardim e voltámos à estação de comboios. Tentámos voltar ao Baykal mais uma vez mas pelo preço e o "cansaço" aos russos, decidimos seguir viagem rumo à Mongólia.
Fomos até à estação de mini-bus que nos levou até à fronteira da Rússia com a Mongólia, cerca de 4 horas. Depois disso uns 10 minutos até ao posto fronteiriço de táxi. Ao chegarmos descobrimos que a fronteira era impossível de passar a pé e tivemos de pagar 150 rublos (menos de 5 euros) para entrar num autocarro Mongol e, por sua vez, entrar na Mongólia.
Por fim no destino... mas não em porto seguro. Na companhia de uma mãe com o filho e um rapaz húngaro, apanhámos um carro privado que em 6 horas nos deixou em Ulan Baatar. Tudo negócios de pressão, à última da hora e de ocasião. A entrada na cidade de Ulan Bataar ficou marcada pelo trânsito. Pelo caos do trânsito onde a buzina funciona melhor que as regras, em que de uma faixa de rodagem se passa para 3 simplesmente porque alguém decidiu ou precisava (devido à pressa) que assim fosse. Por fim chegámos! IMG_4084O rapaz húngaro convenceu-nos a conhecer os amigos que vivem na Mongólia e nos arranjaram hotel para esta noite. Acabámos por ser recebidos numa bela casa, com uma bela refeição e um sofá para cair! Vamos finalmente descansar depois de uma estafante maratona de Irkutsk a Ulan Bataar.
Um apontamento, a Mongólia é algo de inexplicável. O que vimos foi na viagem de táxi mas desde já nos maravilhou. Falaremos disso quando tivermos mais pormenores, sensações e conhecimento.

1. Que maratonas de comboio, mini-bus,autocarro e táxi, devem estar um pouco cansados. Uma nova etapa e experiência vos espera na Mongólia. Creio contudo que vão continuar a ser encarados como animais de zoo.
    Fico contente como os relatos dos contactos com as pessoas com que se vão cruzando, parecem mais enriquecedores e fraternos.

Beijos grandes

Tia Isabel

2. Mongólia e Genghis Kahn! Muita história para seguir e também um grande império. Que experiências únicas devem estar a viver! Umas boas horas de sono e vamos continuar a descoberta, pois estamos ansiosos pelas vossas opiniões sobre esse povo e esse imenso território.

Beijinhos
    Mãe Teresa

3. Finalmente a Mongólia.
    Desde o ínicio da vossa viagem que esperava por esta etapa. Depois daquele brilhante documentário o ano passado no DocLisboa, respiro agora a vossa vivência nessa estepe longínqua.
    Estou convosco.

4. Estamos todos convosco! 1 joão, outro joão e, como alguém já aqui disse, mais 60 e tal pessoas que vos seguem entusiásticamente.

Seguimos na descoberta!

5. Parece que, de repente, entrou em vocês a tranquilidade asiática quebrada pelo caus do trânsito mas que revela um mundo novo que vamos agora começar aconhecer. Estou ansioso por "ouvir" os vossos relatos escritos e fotográficos. Façam uma lista das nacionalidades com que já se cruzaram e donde vêm e para onde vão! São as cores e os sons de um mundo que nos vender surdo e a preto e branco. Abraços

6. agora é que vão começar a fazer-me inveja a sério ;)