10 de julho de 2011

Dia-a-dia

Agora na Mongólia, ficaremos alguns dias. Dias passados na tranquilidade e no meio do muito espaço inabitado que por aqui se pode encontrar. Ainda só tivemos esse contacto no caminho para UB, depois de muitas horas de viagem, mas foi mágico! Por enquanto a vida agitada de uma cidade sem regras, muitas pessoas e muito movimento. Em cada esquina um restaurante, um vendedor e alguns Mongóis tradicionais. Interessante como a mistura se faz sem grandes choques e a um ritmo lento. Não existe um confronto de ideologias nas ruas, tudo se mistura. Não nos olham como os russos apesar da curiosidade se manter. Parecem um povo que já interiorizou o turismo e o tenta aproveitar, falando o inglês, sorrindo, interagindo… talvez perdendo um pouco da mística da Mongólia. Contudo parece-nos que a imensidão deste país permite que isso se faça com cabeça, muita calma e sem precipitações. Segundo consta, os Mongóis são como os Alentejanos, devagar se vai ao longe ou, devagarinho se vai andando.

Quanto ao dia-a-dia, tem-se passado com altos e baixos, mais altos. Mais ou menos cansados, ou que explica muitos baixos, quase sempre bem comidos, pois nisso não perdoamos e os países têm permitido. Higiene é quando calha, pois nem sempre temos acesso aos meios necessários. Bem instalados? Algo muito positivo até agora é o facto de em 22 dias de viagem, termos pago apenas 3 dormidas! Tudo o resto vai sendo passado em viagem ou em casa de pessoas hospitaleiras que nos têm ajudado imenso. O que também nos tem ajudado imenso são alguns objectos trazidos para a viagem, muitos fornecidos por amigos e familiares a quem tanto agradecemos. As malas, obviamente, as bolsas de cintura, os ténis, o canivete Suíço, o relógio de pulso, o frontal, as cartas, o casaco, os binóculos desdobráveis, o conjunto de “cozinha”… O dia-a-dia é diferente em todos os aspectos, mas as necessidades as mesmas. De momento instalados numa Guest House, com cama e roupa lavada, pequeno-almoço, higiene e um grupo enorme de viajantes que de um lado para o outro, num sentido ou no outro, aqui passam e deixam a sua marca.

Amanhã espera-nos um passeio de um dia por um parque natural perto de UB, no regresso ,talvez ,o reencontro com o casal de iranianos e um encontro especial com mais um João que por aqui viaja sozinho.

2 comentários:

  1. Caro João
    Tomei conhecimento da vossa odisseia e cvomo tenho um programa na Antena 1, seria bom falar convosco por telefone. Mail me: jose.candeias@ext.rtp.pt

    Digam-me se querem entrar e combinar qual a melhor forma de comunicação.
    Boa viagem

    Jose Candeias

    ResponderEliminar
  2. eh p´a v~ao ficar famosos. ahahha

    boa continuaç~~ao de viagem

    Marta F

    ResponderEliminar