23 de setembro de 2011

Same, same but… different

É verdade! Já andamos em viagem há uns meses e ao chegar ao sudeste  asiático é fácil verificar-se esta máxima Tailandesa. Agora no Vietname, Ho Chi Minh City, podemos comprovar o que isto realmente significa. Para qualquer pessoa que venha de fora, sabendo ou não as diferentes Histórias, entrelaçadas ou não, é IMG_8148confrontada com este dizer. Em qualquer um dos anteriores países desta região encontramos nas pessoas, cidades, produtos, ofícios ou ambientes muitas semelhanças… mas existem diferenças. Em todo o lado encontramos meios de transporte privados, sejam eles “tuk-tuk”, uma acelera ou mesmo um “rik-xo”. Todos têm arroz frito e noodles, cerveja e café nacionais, “zonas” cingidas ao turista e às sandes de queijo. Mas em todos os casos as diferenças percebem-se bem.

Aqui no Vietname, salvaguardando que apenas conhecemos esta cidade, notamos que as pessoas vivem melhor, existe uma maior classe média, o país agarrou-se à sua agricultura, pesca e ao turismo, para daí florescer. Parece que o fizeram IMG_8105melhor e mais depressa que na Tailândia, por exemplo. Adorámos esta cidade, na qual festejei historicamente os 29 anos, sendo suspeito tanto elogio. Contudo, a cidade tem vida, as pessoas são simpáticas, deparamo-nos com edifícios coloniais, novos arranha-céus e prédios asiáticos, parques e ruas largas. Sentimos pela primeira vez que o turista pode passear por toda a cidade, sentindo-nos à vontade, conseguindo movimentarmo-nos sem pressões, podendo encontrar recantos onde não estão os vendedores e onde o turista é mais um. Sentimos de volta um pouco mais da China, com as sua ruas largas que permitem aos milhões de motos e transeuntes respirar e ver o céu durante a azáfama do dia-a-dia.

 

IMG_7956

IMG_8215

IMG_8132

 

 

 

 

 

IMG_8080

Em boa verdade, não encontrámos nada de novo comparativamente com o que vimos nos outros países. Apenas maior preocupação e cuidado com tudo, pessoas mais simpáticas e uma cidade brutal. Same, same… but different.

IMG_8160

1 comentário:

  1. Era a loucura para o teu afilhado estar no meio dessas motos todas! Gritaste "good morning Vietname?!". Continuem a apreciar a viagem, que cá em casa foram 3 meses de viagens com vocês. Beijos e abraços. Prima Rita

    ResponderEliminar