3 de outubro de 2011

Por último…

Shangai! Diz-se por aí que o melhor vem no fim. Dificilmente conseguiremos dizer o que mais gostámos nesta viagem, qual o melhor país, a melhor comida ou a melhor aventura. IMG_8600Contudo, podemos afirmar com toda a certeza que uma das melhores recepções que nos fizeram foi nesta cidade magnífica. Através de um grande amigo, chegámos ao contacto da Luísa (Maria) que por sua vez vive com a Maria (Mafalda). Foram elas as responsáveis por termos ficados instalados no centro de Shangai, num 17º andar de 5 estrelas com uma vista maravilhosa e de nos dar a conhecer a cidade. Verdade seja dita, não conhecemos muito, mas o que conhecemos gostámos. Acima de tudo foram noites e dias de convívio onde pelo meio se celebrou o aniversário da nossa anfitriã! Foram  poucos dias mas conhecemos o essencial e disfrutámos o que a cidade tem de melhor, cozinhamos uma noite e fomos conhecer o 88, bar tipicamente chinês! Descansámos, pastelámos por casa e ajudámos a preparar a festa. Conhecemos outros portugueses que vivem em Shangai, fizemos contactos e partilharam-se histórias. No meio de tudo isto confirmámos a pequena dimensão do mundo, mesmo falando-se da China.

IMG_8630

IMG_8527Descobrimos uma Shangai moderna, crescida em altura e mantendo a criancice dos chineses. Uma cidade virada para o futuro com edifícios de beleza incrível, uma marginal  cheia de vida e animação. Apanhámos o início das comemorações do National Day, milhões e milhões de chineses foram chegando e da mesma forma, milhares e milhares de polícias foram povoando a cidade. Não para segurança masIMG_8556 como forma de controlar e organizar as multidões. Para final desta grande aventura asiática que mais poderíamos pedir?! Foram meses de intenso convívio, de conhecer pessoas de várias partes do mundo, as suas culturas e ideias. Muitas diferenças e muitas semelhanças. Aqui identificámo-nos e como a própria Maria (Luísa) diria, as boas companhias merecem-se.

S1250034

IMG_8680

Infelizmente, apenas nos falta Londres antes do regresso ao ponto de partida. O sentimento de tristeza apodera-se de nós à medida que estamos mais e mais próximos do destino final. Continuávamos mais uns meses? Sim, sem dúvida, ainda para mais, sabendo que corríamos o risco de descobri mais e mais pessoas tão impecáveis como as nossas anfitriãs em Shangai. Coragem para o regresso, aconselhou um amigo sábio!

Sem comentários:

Enviar um comentário